Estas vpn's já têm mais de 500 mil milhões de downloads na Play Store. Entre as mais populares, estão incluídas: HotSpot VPN, Free VPN Master, Secure VPN, e CM SecurityApplock AntiVirus. Assim que são instaladas nos dispositivos, correm em background, gerando também pedidos em HTTP (protocolo de ligação a páginas web), levando a que o telemóvel fique sem bateria mais rapidamente ou fique mais aquecido. Desta forma, as únicas pessoas a lucrarem com esta situação são os fornecedores da publicidade.
A VPN é um serviço usado por diversos utilizadores em todo o mundo, cujo objetivo é garantir a privacidade dos mesmos enquanto navegam na Internet. Funciona através da criação de um túnel entre o dispositivo do utilizador e o fornecedor dessa ligação, permitindo que dessa forma qualquer tentativa de interceção da comunicação do utilizador com a internet não seja bem-sucedida.
As VPN's listadas neste tipo de atividades:
Hotspot VPN
Bastante famosa, intitulando-se como Hotspot VPN – Free Unlimited Fast Proxy. Foi apanhada a usar a API de publicidade da Google, onde foram encontrados indícios de adware.
Free VPN Master
Intitula-se como Unlimited Free & Super VPN Proxy. De forma agressiva, faz aparecerem pop up's de publicidade em outras diversas aplicações, como o Whatsapp, Chrome, entre outros.
Security Master by Cheetah Mobile
Intitula-se como App Lock & AntiVirus, Corre em backgkround, e faz com que o utilizador clique na publicidade, gerando receitas. Foi apanhada a infetar aplicações com os seus serviços de publicidade, como o Airbnb, Facebook, Github, Google, entre outros.
Mais informações em: https://www.techtimes.com/articles/245422/20190920/malware-alert-selfie-and-vpn-android-apps-with-over-500-million-installs-discovered-to-be-hiding-adware.htm